Atualizado 25/10/2017

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

Romaria em Linha Aparecida – Palmitos reúne cerca de 3 mil pessoas

Foi no ano de 1717 que uma simples imagem transformou a fé de um povo. A história da Padroeira do Brasil inicia quando três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia – tiraram das águas escuras do Rio Paraíba, uma imagem de nossa senhora, que veio na redes em dois pedaços – corpo e cabeça separadas. Após colocarem a imagem dentro do barco, os homens puderam vivenciar a ação da mãe de Deus. Eles, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram suas redes com uma quantia abundante de peixes.

Apesar da fé, somente 236 anos após a imagem ser encontrada, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou durante a assembleia de 1953, eu a festa da Padroeira do Brasil fosse celebrada no dia 12 de outubro. Uma das razões para a escolha da data foi a aproximação da época de encontro da imagem, que ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.

Comemorado em todo o país, o dia da Padroeira do Brasil, a Nossa Senhora Aparecida, contou com várias celebrações. A comunidade de Linha Aparecida – Palmitos organizou um grande evento em comemoração à data. Nesta edição, aproximadamente 3 mil pessoas participaram da romaria, visitando o santuário, participando das celebrações e/ou auxiliaram na organização do evento.

A programação iniciou às 9h com uma procissão, que teve saída do calçamento de São Brás. Às 10h foi celebrada a missa, que contou com a participação de um grande número de pessoas e foi transmitida pela rádio 101.5 FM, para que as pessoas que não puderam comparecer ao evento, acompanhasse as orações. Ao meio dia foi servido o almoço, que contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas, sendo que foram 500 kg de carne comercializados. O evento encerrou às 15h com a missa da benção da saúde e da família.

Segundo informações, algumas lembranças – doação recebida diretamente de São Paulo - foram comercializadas e algumas pessoas fizeram doações em dinheiro. O lucro obtido será utilizado para realização de melhorias na comunidade e no santuário, com o intuito de acolher cada vez melhor os romeiros.

Agradecimento

A comunidade de Linha Aparecida – Palmitos agradece a todas as pessoas que participaram, trabalharam e colaboraram para o êxito do evento. Foram muitas pessoas, bem como comunidades, que não mediram esforços para auxiliar na realização do evento. A todos, o muito obrigado em nome da comunidade.

 

“Basta ter fé, ela atende a todos”!

Fonte: Susana Zuffo - Jornal Oeste Popular
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções