Atualizado 07/10/2017

Outubro Rosa: Prevenir é uma das melhores formas de lutar

Municípios da região realizam campanhas e lojistas abraçam essa causa

Municípios estão decorados com símbolos e cores da campanha. (Susana Zuffo/JOP)
Municípios estão decorados com símbolos e cores da campanha. (Susana Zuffo/JOP)

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Municípios da região realizam campanhas alusivas ao Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, as Secretarias de Saúde e as redes Femininas de cada município organiza eventos e ações em comemoração ao Outubro Rosa.

Em Caibi uma programação especial está sendo realizada. Nesta quarta-feira, dia 04, houve amostra do filme “O vendedor de sonhos” no Bairro natal e nesta quinta-feira (05), a amostra será realizada no Bairro da gruta. O evento inicia às 19h. Neste sábado, haverá abertura do movimento durante a missa na Igreja matriz. No dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Rede Feminina, promovem a palestra “Mulher nota 1000”, com Fábio Feil. O evento terá início às 19h. No dia 21, uma caminhada será realizada até o santuário de Linha Aparecida, em Palmitos. Já no dia 27, ocorre a tradicional Balada top 10, com início às 21h. E o encerramento ocorre no dia 31, com exposição fotográfica do projeto “Brotar”

Já em Riqueza, a Secretaria de Saúde realizou, em parceria com a administração municipal, uma palestra com o médico mastologista de Chapecó, doutor Makei Zortéa. O evento terá início às 13h30 no Centro Social Urbano. Haverá mateada e outras atrações. Durante o mês a Secretaria de Saúde estará realizando atividades diferenciadas, alusivas ao movimento Outubro Rosa.

Em Mondaí, acontecerá a “Coleta Estendida”, onde o horário de atendimento para coleta do preventivo do câncer de colo de útero se estenderá das 17h30 até às 20h30, no período do dia 23 a 27 deste mês. Segundo a enfermeira e responsável técnica do Posto de Saúde de Mondaí, Caren Rodrigues, encaminhamentos de exame de mamografia também serão realizados durante o mês.

A Secretaria de Saúde de palmitos promoverá, em parceria com a Rede Feminina, a “Mateada Outubro Rosa”. O evento acontece na quarta-feira, dia 11, a partir das 14h, na Praça Carlos Culmey. Na oportunidade, serão repassadas dicas e orientações de prevenção quanto ao câncer de mama.

Lojistas abraçam a causa

O Outubro Rosa começou e são muitas as empresas e entidades que se engajam nesta causa, vestem a cor e ajudam na propagação de informações e no combate ao câncer de mama. As vitrines da região estão sendo decoradas com a cor rosa e vários cartazes estão sendo colocados em toda a região.

A campanha Outubro Rosa visa prevenir e orientar as mulheres e, de mão dadas com elas, o comércio da nossa região diz “vamos juntos nesta luta”.

Fonte: Susana Zuffo/Jornal Oeste Popular
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções