Atualizado 17/05/2018

Produção de silagem é intensificada em Riqueza

Desde o início do ano já foram atendidas aproximadamente 380 propriedades

Ascom Riqueza
Ascom Riqueza

    A falta de alimento para o trato do gado pode trazer sérias consequências a produção leiteira e prejudicar economicamente os agricultores. Por isso, a momentos que o produtor necessita se precaver para períodos de escassez de pastagens que podem surgir ao longo do ano. A Administração Municipal de Riqueza, através da Secretaria de Agricultura, está trabalhando forte na produção de silagem nas propriedades rurais do município.


    Desde o início do ano já foram atendidas aproximadamente 380 propriedades. De acordo com o secretário, a realização de silagem será intensificada nos próximos dias. José Steffen pede ainda a compreensão dos agricultores caso ocorram contratempos. “Vamos ter que nos desdobrar, pois ainda temos muitas propriedades para atender. Estamos seguindo a agenda, mas, como disse, o clima e a condição das máquinas podem tanto antecipar como atrasar a produção, se tudo ocorrer bem, nos próximos 30 dias concluímos a colheita em nosso município”, comenta. 


    Segundo levantamentos do Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, no ano de 2017 a área colhida de milho para silagem em nosso município foi de 1.279,13 hectares produzindo 59.757,000 Kg no ano, totalizando 47 toneladas por hectare. De acordo com a Secretaria de Agricultura, grande parte da silagem produzida é destinada a alimentação de gado leiteiro, mas também há produtores que a utilizam para o gado de corte.


    Conheça alguns benefícios da silagem:


    A silagem representa a principal forma de suplementação de alimento para o rebanho bovino nos diversos sistemas de produção, tanto para corte como para produção de leite. A silagem pode ser feita principalmente de milho e sorgo, porém a utilização do milho na forma de silagem é a mais crescente no mundo todo, o que tem gerado pesquisas que visam qualificar a genética do milho para esses fins.


    De acordo com informações do portal DBO, a maneira mais eficiente para produzir silagem com menor custo é investir em lavouras de alta produtividade. O produtor deve ter em mente que planejamento e ganhos de eficiência nos processos, desde o plantio até o cocho, proporcionam melhores resultados, reduzindo custos e tornando a atividade mais rentável.


    A produção de silagem de milho se destaca pela facilidade de cultivo, estudos na área e o bom rendimento que gera. A época ideal para plantio de milho para silagem varia conforme a região, sendo preferível optar pela janela de primeira safra, já que o risco do plantio na safrinha é maior. A principal limitação para uso da cultura é a necessidade de maquinário.
Registros da colheita da silagem na propriedade do senhor Romildo de Moura morador da Linha Miraguaí.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções