Atualizado 07/12/2018

Celesc lança projetos de eficiência energética

Objetivo dos projetos é trocar equipamentos com maior gasto de luz

Celesc / Divulgação
Celesc / Divulgação

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) divulgou nesta segunda-feira (3), em Florianópolis, três programas de beneficiamento de clientes e um edital de chamamento público para projetos de eficiência energética.

 

    A previsão é que 50 mil pessoas sejam contempladas, com investimento de R$ 25,5 milhões.

 

    Conforme a empresa, em dois programas, "Banho de Energia 3" e "Energia do Bem 5", os moradores serão visitados em casa e convidados a aderir, conforme a área de região previamente delimitada pela Celesc.

 

    Já no programa "Bônus Eficiente 5", uma rede de lojas de varejo disponibilizará eletrodomésticos mais econômicos, com descontos para clientes da Celesc. A data de início do benefício ainda está em definição.

 

    A chamada pública é para empresas e clientes com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que desenvolverem projetos de eficiência energética, para ser custeados pela Celesc.

 

    Todas iniciativas devem passar por uma seleção e a previsão é de que o lançamento do edital ocorra na primeira quinzena de dezembro.

 

    Banho de Energia 3

 

    Moradores de baixa renda das cidades na Serra catarinense serão visitados por pessoas de uma empresa credenciada da Celesc e convidados a aderir ao programa, custeado pela Celesc.

 

    Cidades: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Ponte Alta e São Cristóvão do Sul.

 

    Objetivo: instalar 700 sistemas de trocador de calor para fogão à lenha, 3,4 mil trocadores de calor para chuveiro elétrico e substituição de 30,7 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas bulbo de LED.

 

    Energia do Bem 5

 

    Moradores e beneficiários de programas de baixa renda das cidades do Vale do Itajái, Norte catarinense e Grande Florianópolis, serão visitados por empresas credenciadas da Celesc.

 

    Cidades: Joinville, Itajaí, Criciúma e Florianópolis.

 

    Objetivo: substituir 42,8 mil lâmpadas fluorescentes compactas ou incandescentes por lâmpadas bulbo LED, bem como troca de 1,4 mil refrigeradores antigos por novos com selo Procel e instalação de 3.450 trocadores de calor para chuveiro.

 

    Bônus Eficiente 5

 

    Uma rede de varejo vai disponibilizar eletrodomésticos com subsídio de 50% para trocas de equipamentos antigos por novos com selo Procel. Vale para todo o estado.

 

    São refrigeradores, freezers, condicionadores de ar e lâmpadas. Ainda não há data de início.

 

    Chamada pública

 

    Consumidores da Celesc com CNPJ podem participar. Devem apresentar para a Celesc um projeto que vise a redução do consumo de energia e que atenda as regras estabelecidas no Edital e definidas pela ANEEL.

 

    Ainda sem data definida de lançamento de edital, previsão primeira quinzena de dezembro.

Fonte: G1/SC
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções