Atualizado 17 horas atrás

Confirmado o isolamento do vírus da raiva em morcego em Riqueza

A Secretaria de Agricultura está recomendando que seja feita a vacinação dos animais domésticos

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A Prefeitura Municipal de Riqueza, através da Secretaria de Agricultura está pedindo atenção dos produtores rurais que residem principalmente na região de Farroupilha, Conceição, Saltinho, Anta Gorda Alta e Flor da Serra, uma vez que foi confirmado o isolamento do vírus da raiva em um morcego nessa região.

 

    Apesar da doença depender de condições especificas para ocorrer, esse caso demostrou a importância do monitoramento e vacinação dos animais. Dessa forma, é importante que a população fique em estado de alerta.

 

    A principal fonte de contaminação é o morcego hematófago e a transmissão do vírus ocorre pela saliva, necessitando que o morcego cause uma lesão, agressão ou mordida para que a secreção contaminada entre em contato com o sangue da vítima e o vírus consiga se inocular e atingir o sistema nervoso.

 

    Os sinais clínicos mais comuns são: apatia, paralisia, andar cambaleante ou alteração comportamento, muitas vezes sendo possível visualizar os sinais do ataque e/ou mordida do morcego. Na presença de qualquer sinal suspeito, deve-se buscar auxílio com profissionais da área.

 

    A Secretaria está recomendando que seja feita a vacinação dos animais domésticos, pois essa é a melhor garantia para não sofrer com a doença e evitar maiores perdas econômicas.

Fonte: Rádio Caibi/Ascom Riqueza
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções