Atualizado 03/06/2019

​Forças de Segurança encerram Operação Ágata/Fronteira Sul

Ação realizou apreensão de drogas, armas, dinheiro e outros objetos ilícitos

Foto: Imagem Ilustrativa
Foto: Imagem Ilustrativa

Após 5 dias ininterruptos de ações operativas, foram montados dezenas de Postos de Bloqueio e Controle de Estrada, realizado o apoio ao cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão de drogas e armamento, estradas foram patrulhadas, diversas missões aéreas permitiram o reconhecimento da faixa de fronteira e de vias terrestres, dentre outras ações assemelhadas.

 

    A Operação envolveu 800 militares do Exército nas ações preventivas e repressivas e no suporte logístico, reunindo tropa de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitiba/PR, além dos sediados em São Miguel do Oeste, todas sob a coordenação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que deslocou seu Centro de Comando e Controle para o extremo oeste catarinense.

 

    De forma integrada à Força Terrestre, atuaram os Órgãos de Segurança Pública como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros Militar e de Fiscalização Federais e Estaduais, como o IBAMA, CIDASC e Receita Federal e Estadual.

 

    Foram empregadas centenas de viaturas do Exército, das Polícias Federal, Militar e Civil; um helicóptero da Polícia Civil; meios de comunicação por rádio e satélite; de apoio logístico móvel e cães farejadores.

 

    Foram vistoriados cerca de 1500 veículos leves, 60 motos, 50 caminhões, 40 ônibus/van, resultando na apreensão de aproximadamente 50 Kg de drogas, UU$ 60 mil em espécie, 8 celulares, 270 garrafas de bebidas, cerca de 29.000 maços de cigarro e 3 armas de fogo.

 

    Na área ambiental, foram apreendidos pelos Fiscais do Ibama cerca de 10 m³ de madeira cerrada, de espécie nativa com documentação inválida para o transporte.

 

    No decorrer das atividades foram reforçados os laços operacionais entre as diversas agências participantes, com a integração de forças empregadas, troca de informações e imagens, e sistematização da atuação conjunta.

 

    Nesta segunda-feira (27), uma solenidade no 14º RCMec marcou o encerramento da fase operativa da Operação Ágata/Fronteira Sul, que intensificou a prevenção e repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais no oeste de Santa Catarina.

Fonte: WH Comunicação / Ascom
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções