Atualizado 12/11/2018

Mudança de embaixada pode afetar exportação de frango

O Brasil é líder mundial nas exportações de frango

Foto: Susana P. Zuffo
Foto: Susana P. Zuffo

O presidente eleito Jair Bolsonaro tem falado sobre propostas de mudanças que, se adotadas, podem ter impacto negativo na economia do país e de Santa Catarina.

 

    Uma delas é a intenção de mudar a embaixada brasileira em Israel da cidade de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo o exemplo dos Estados Unidos.

 

    É que o mundo árabe, que segue o islamismo, cujos adeptos consomem produtos Halal, vê problema político nessa mudança, o que pode fazer com que, gradualmente, esses países passem a adquirir menos produtos brasileiros.

 

    O Brasil é líder mundial nas exportações de frango.

 

    No ano passado vendeu ao exterior 4,5 milhões de toneladas e deste total, 2,1 milhões foram para o mercado Halal, dos consumidores muçulmanos, o que representou 46,6%.

 

    Este ano, até setembro, esses países compraram 49% do frango brasileiro, o que representou 42% da receita total.

 

    Santa Catarina, que tem na proteína de frango seu principal produto de exportação. De janeiro a setembro, representou 17,2% das receitas vindas do exterior.

 

    Ano passado, o Estado vendeu lá fora 830 mil toneladas, das quais 30%, cerca de 250 mil foram para o mercado Halal.

 

    O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, acredita que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai avaliar melhor esse plano.

 

    – O presidente eleito, quando assumir, deve ouvir o agronegócio e a bancada que o apoia para tomar as decisões que sejam melhores para este que é um dos setores mais importantes da economia brasileira – afirmou Turra.

 

    Vale destacar que a geopolítica de interesse do governo dos Estados Unidos não é a mesma do Brasil, que é um país mais pobre e sempre teve excelentes relações com árabes e judeus, tanto que os primeiros acordos comerciais firmados pelo país foi com Israel, Palestina e Egito.

 

    Depois vieram o México e o Chile.

Fonte: NSC TV
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções